3.2.10

"Novas Oportunidades do Centro" reuniram-se na Figueira da Foz

No passado dia 28 de Janeiro o Centro Novas Oportunidades da ACIFF dinamizou, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, um encontro de Centros Novas Oportunidades da Rede CNO Centro, uma rede constituída pelos Centros Novas Oportunidades das Associações Empresariais do Centro, designadamente, a ACIFF, ACIC, a AIDA, a AICP, a AIRV, o NERGA e o NERCAB, subordinada ao tema Auto-Avaliação dos Centros Novas Oportunidades – o modelo CAf adaptado à realidade dos CNO´s.
Estiveram presentes representantes dos sete Centros Novas Oportunidades da rede e contou com as intervenções de Rodrigo Queiroz e Melo (Mestre em Ciências da Educação – Administração e Gestão Escolar pela Universidade Católica e investigador principal do caderno auto-avaliação dos CNO’s dos primeiros estudos da avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades), Mafalda Branco (Técnica de RVC do CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião e dinamizadora do BLOG “O Processo RVCC/Centros Novas Oportunidades”) e dos CNO’s do NERGA e do NERCAB.
Foi reforçada a importância da auto-avaliação como estratégia de melhoria contínua dos serviços prestados pelos Centros; a auto-avaliação é uma tarefa individual de cada Centro, mas será desenvolvida com o acompanhamento de um consultor externo que fará reuniões regulares com grupos de Centros que, desta forma, também trabalharão em conjunto. Pretende-se assim potenciar o surgimento de redes locais de desenvolvimento, tais como a Rede CNOCentro. Em 2009 iniciaram a auto-avaliação 256 Centros Novas Oportunidades e em 2010 espera-se que mais de 100 iniciem este processo. Outra conclusão relevante foi a reflexão sobre a sustentabilidade da rede de mais de 450 Centros Novas Oportunidades que existem em todo o país, considerando-se que, sendo a Iniciativa Novas Oportunidades indiscutivelmente, um dos mais importantes programas das últimas décadas nos domínios da qualificação e da promoção humana da população portuguesa, faz todo o sentido fixar estas estruturas no tecido social para que disponibilize um serviço de acompanhamento dos adultos ao longo da vida no que toca à sua formação e qualificação escolar e profissional, prestando aconselhamento, orientação e apoio no planeamento de projectos de qualificação.

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