18.8.09

Casa do Sal - Iniciativas, criações e um novo logotipo

A Casa do Sal da Figueira da Foz associou-se ao II Aniversário do EcoMuseu do Sal da Figueira da Foz, apresentando as suas novas criações.
Resultado de pesquisas e testes, ao longo dos últimos anos, a Casa do Sal integra uma rede de microproduções que proporcionam estes novos produtos:

Com o Queijo da Queijaria Jorumelo e o Lagar Agri-Rabaçal, ambos localizados na Aldeia do Rabaçal, a Casa do Sal criou:
A) Queijo de Leite Crú de Ovelha e Cabra, temperado na Coalhada com o Sal da Figueira da Foz e envolvido com Azeite do Rabaçal, Alho, Oregãos, Alecrim e Piripiri;
B) Azeite Virgem temperado com o Sal Picante para Grelhados com Alho, Oregãos, Alecrim e Piripiri;
C) Azeite Virgem temperado com o Sal Picante para Grelhados com Alho, Oregãos e Alecrim.

Mais a Norte, em Trás-os Montes, com o Azeite da Quinta da Ribeira de Lodões, localizada em Vila Flor, a Casa do Sal criou:
A) Azeite Virgem Extra com Salicórnia.
A Salicórnia, uma Planta substituta do Sal é a Rainha da Casa do Sal. Com a Salicórnia, colhida seca, num processo absolutamente natural, sugiram:
* Salicórnia com Oregãos para Saladas e outros temperos, embalagens de 20 gr;
* Salicórnia Seca, embalagens de 20 gr.

Estes, os produtos que já surgiram, embora estejam outros em fase de testes.
=====================
No II Aniversário do EcoMuseu do Sal, a Casa do Sal ofereceu Tapas e Petiscos. Elaborados com ingredientes das Salinas, alguns foram cozinhados em Fornos Solares pelo "Cozinheiro Solar" Celestino Ruivo, Professor da Universidade do Algarve. Este investigador é uma referência em Fornos Solares.

Nesta iniciativa também foi apresentado o novo Logotipo da Casa do Sal, que tem por base uma aguarela da Artista Figueirense Tesha e que foi concebido por Miguel Rodrigues.

Com esta iniciativa a Casa do Sal da Figueira da Foz pretendeu mostrar que muitas potencialidades das Salinas da Figueira da Foz podem ser aproveitados, no sentido da sua viabilidade económica, ambiental, cultural e social.

Nenhum comentário: