18.8.09

Agricultura biológica nas Abadias

O relvado norte das Abadias tem a primazia de receber uma vez por semana o "Mercadinho da Claridade", produtos de agricultura sustentável e alternativas ecológicas.
Mesmo em frente à Escola João de Barros (antigo Ciclo Preparatório) este certame decorre a todos os Domingos das 10h00 às 14h00.
Os produtos de Agricultura Biológica são cultivados de forma natural, sem recorrer a adubos de síntese química, herbicidas ou pesticidas, que a médio e longo prazo se acumulam no organismo humano e animal com efeitos cancerígenos, mesmo em baixas concentrações. As plantas nascem e crescem a um ritmo natural, e o solo, cheio de vida, fornece tudo o que a planta necessita, o sabor é genuíno. A terra é uma estrutura cheia de vida, que é promovida com a incorporação de substâncias orgânicas resultantes do processo de Compostagem. A compostagem é um processo natural que consiste em aproveitar restos de folhas, ramos, borras de café, cartão, relva, restos de cozinha, etc., que se depositam num caixote compostor para promover a sua fermentação e deterioração, para que no final resulte um composto nutritivo e equilibrado facilmente assimilável pelas plantas. A rotação de cultura é um dos processos que aumenta a fertilidade do solo, faz com que uma cultura não seja semeada constantemente no mesmo terreno, mas sim de forma alternada com outras culturas menos exigentes ou até mesmo melhoradoras, evitando assim o esgotamento do solo.
A agricultura biológica, acima de tudo, cuida do nosso planeta, respeitando o meio ambiente. (F.S.)

Nenhum comentário: